Tabela de cores

Tabela de cores
O significado das cores rastafari...

domingo, 23 de maio de 2010

Surgimento da Filosofia Rastafári


O movimento Rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso e político, originário na Jamaica que reverencia o imperador etíope, Rãs Tafari Makonnen, coroado o primeiro rei negro da África em 1930 que adotou o nome de Hailé Selassiê.
Hailé é considerado a reencarnação de Deus na terra, aquele que iria liderar os povos de origem africana à tão esperada terra prometida. Os rastas, seguidores dessa filosofia, chamam Selassiê de Jah ou Jah Rastafári.

Assim como os israelenses, os jamaicanos sofriam com a discriminação racial e com a impossibilidade de retorno à pátria, o que fez surgir na ilha vários líderes políticos. Um deles, o sindicalista jamaicano Marcos Mosiah Garvey - o mais destacado-, perambulou pelos EUA pregando que Deus era negro. Garvey acreditava que os negros deveriam voltar para a África, de onde tinham sido arrancados para trabalhar como escravos.

O rastafári expressam seu sentimento de fraternidade através de simbolos: o estilo, a utilização de cores nacionais, etiopes, hábitos alimentares, e o ocasional uso da maconha como forma de meditação. Além da música popular jamaicana, principalmete o reggae.

Vamos esxplicar em nosso blog cada uma das simbologias dessa tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário