Tabela de cores

Tabela de cores
O significado das cores rastafari...

sábado, 29 de maio de 2010

Dreadlocks - Um dos símbolos da Cultura Rastafári



Os dreadlocks são um signo visual que associamos ao rastafarianismo, assim como as roupas coloridas a o grande símbolo do reggae, Bob Marley.


Ao contrário do que se pensa o uso do dread não nasceu com o movimento Rastafári. A utilização dos cabelos compridos enrolados tubos já eram utilizados por povos que habitavam a região da índia, há milênios pó “saddus”, homens santos praticantes de yoga e usuários da cannabis.




Para o rastafári, não cortar o cabelo é um tributo a Deus, eles acreditam que o crescimento natural dos cabelos é preceito bíblico contido no Levítico 21:5 - Sobre a Santidade Sacerdotal: "Os sacerdotes não rasparão a cabeça nem os lados de sua barba e não farão incisões em sua carne." . Outra inspiração é o herói bíblico Sansão, sua força está no cabelo e cortá-lo seria promover a própria fraqueza.
Os longos cabelos também são referência ao leão, animal símbolo de coragem, criados como animais de estimação por Salassie em seu palácio.
Fugir drasticamente dos padrões de beleza, talvez tenha sido para muitos usuários motivo de preconceito, por serem associados ao uso da cannabis, erva popularmente conhecida como maconha. Os adeptos deste estilo já tiveram muitos problemas para conseguir um espaço no mercado de trabalho, principalmente se forem atividades diretamente ligadas ao atendimento à clientes.

Entrevistando uma Rastafári

No dia 26/05, quarta-feira, entrevistamos Raphaela, jovem que aderiu ao rastafarianismo influenciada pelo música reggae e nos contou um pouco da sua adaptação a uma cultura diferente com filosofias de vida diferentes. A entrevista abaixo possui apenas 6 minutos, em breve postaremos o restante.

domingo, 23 de maio de 2010

O significado das cores


O verde, amarelo e vermelho são as cores da bandeira da Etiópia, onde aparecem com os mesmos significados para os rastafári.
As cores representam tanto valores matérias como os espirituais. O físico no verde representa à Terra-Mãe, a natureza, fauna, flora, exuberantes tanto na Jamaica quanto no Brasil, fonte de vida e prosperidade, aquela que é provedora de abrigo e alimento, já no campo espiritual representa a esperança
A cor vermelha, simboliza a triunfante igreja dos Rastafari, representando também o sangue derramado durante a escravidão. O preto, representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos Jamaicanos. Já a cor amarela representa a abundância de minérios presentes na Etiópia.
Além desse significados o amarelo e vermelho possuem outros significados como a paz, a Igreja como força social de união entre os povos, o poder como capacidade de realização das metas e de transformar sonhos em realidade e a fé, que mantém a persistência rumo a um objetivo.

Informações retiradas do site surforeggaee.ig.com.br.

Surgimento da Filosofia Rastafári


O movimento Rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso e político, originário na Jamaica que reverencia o imperador etíope, Rãs Tafari Makonnen, coroado o primeiro rei negro da África em 1930 que adotou o nome de Hailé Selassiê.
Hailé é considerado a reencarnação de Deus na terra, aquele que iria liderar os povos de origem africana à tão esperada terra prometida. Os rastas, seguidores dessa filosofia, chamam Selassiê de Jah ou Jah Rastafári.

Assim como os israelenses, os jamaicanos sofriam com a discriminação racial e com a impossibilidade de retorno à pátria, o que fez surgir na ilha vários líderes políticos. Um deles, o sindicalista jamaicano Marcos Mosiah Garvey - o mais destacado-, perambulou pelos EUA pregando que Deus era negro. Garvey acreditava que os negros deveriam voltar para a África, de onde tinham sido arrancados para trabalhar como escravos.

O rastafári expressam seu sentimento de fraternidade através de simbolos: o estilo, a utilização de cores nacionais, etiopes, hábitos alimentares, e o ocasional uso da maconha como forma de meditação. Além da música popular jamaicana, principalmete o reggae.

Vamos esxplicar em nosso blog cada uma das simbologias dessa tribo.

sábado, 22 de maio de 2010

Jah power - Red Meditation.

RASTAMEN STAND UP
NO NO HYPOCRITES
YES RASTAMAN PHILOSOPHY
Ô JAH POWER AND GLORY
Ô JAH FORCE IN MY CONSCIENCE
MY HOUSE IS IN WAR
YES A PROPHECY
REGGAE MUSIC
PRAISE THE LORD OF LORDS
REGGAE MUSIC
SPIRITUALITY
REGGAE MUSIC
SOLID AS A RPOCK OH JAH POWER AND GLORY
OH JAH FORCE IN MY CONSCIENCE
RASTAMAN LEVANTE-SE
SEM HIPOCRISIA
É HOMEM RASTA FILOSOFIA
Ô JAH O PODER E A GLOÓRIA
Ô JAH A FORÇA NA MINHA CONSCIÊNCIA
MINHA CASA ESTÁ EM GUERRA É A PROFECIA
REGGAE É MÚSICA
LOUVOR AO SENHOR DOS SENHORES
REGGAE É MÚSICA
ESPIRITUAL
REGGAE É MÚSICA
A ROCHA SÓLIDA
Ô JAH O PODER E A GLÓRIA
Ô JAH A FORÇA NA MINHA CONSCIÊNCIA

Essa letra de música do grupo de reaggae, Red Meditation, ilustra um pouco a filosofia rasta. O grupo baiano formado há cinco anos tem ganhado espaço no movimento, o nome do grupo siginifica meditação sempre, e a palavra RED no patois jamaicano quer dizer "chapado".
Informações retiradas de entrevista no site surforeggae.ig.com.br

http://surforeggae.ig.com.br/noticias.asp?id=665&Tipo=Entrevista&pag=1

Rastaman vibration...Positive!

A doutrina Rastafari surgiu entre pessoas oprimidas que sentiam que a sociedade não tinha nada a oferecê-los exceto mais sofrimento. Os rastas geralmente buscam viver em conformidade com certos conceitos de como os africanos deveriam viver, buscando retornar à cultura roubada de seus ancestrais quando foram trazidos como escravos para a Jamaica, a terra natal do movimento. As mensagens levadas pelos rastafaris promovem amor e respeito por todos seres vivos e enfatiza a importância da dignidade humana e do auto-respeito. Acima de tudo, eles falam de liberdade espiritual, psicológica e física.A interpretação de uma passagem bíblica, levou a jamaica o rastafarianismo, em meados da década de 20, em partes baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope.
È fácil notar o afrocentrismo, nas cores que representam a filosofia e música predominante, o reggae,(verde,dourado e vermelho) cores da bandeira Etiopana, simbolizando a lealdade dos Rastas a Haile Selassiê.
Encontramos palavras de redenção e devoção a religião na maioria das letras de reggaes de raiz.